LOJA VIRTUAL

Comprar este produto

"SAIBA MAIS SOBRE ARTE NAIF"

  • Jorge Amado observou: "Sou daqueles que acham que a única pintura (falo de pintura, não de gravura e desenho) brasileira que possui caráter realmente nacional e se expressa numa forma decorrente de nossa cultura mestiça é a pintura 'naif', ingênua, primitiva - cada um escolha a designação que lhe pareça melhor."
     
  • Anatole Jakovsky, escritor, crítico de arte, avaliou: "Os pintores 'naifs' são os únicos pintores da Terra nos quais não se encontram traços ou reminiscências de Van Gogh, de Cézanne e de Picasso." Ele afirmou sobre a arte "naif": "A pintura mais direta, mais sincera e a menos encravada pelas convenções."
     
  • Lucien Finkelstein, fundador e presidente do Museu Internacional de Arte Naif do Brasil (MIAN), comenta: "Muitos 'naifs' brasileiros são reconhecidos no exterior, como Chico da Silva, que ganhou o prêmio 'Menção Honrosa' de pintura, em 1966, na 33ª Bienal de Veneza, a mais importante exposição mundial de arte contemporânea. O prêmio de Chico da Silva é um feito único para a pintura brasileira de todos os tempos."
    "O adjetivo francês 'naif' vem do latim 'nativus', que significa nascente, natural, espontâneo, primitivo. Assim, pode ser substituído também por ingênuo e primitivo, mas as três palavras devem ser tomadas ao pé da letra. Todas têm origem no latim: ingênuo vem de 'ingenuus' (nascido livre) e primitivo, de 'primitivus' (que pertence ao primeiro estado de uma coisa). Essas três definições poderiam servir para caracterizar a pintura 'naif', que é natural, livre e pura."

     

    mais informações:



    http://www.historiadaarte.com.br/artenaif.html



    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_na%C3%AFf



    http://www.museunaif.com.br/