LOJA VIRTUAL

Comprar este produto

"CULTURA POPULAR BREVE HISTÓRICO"


A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, etc.

A cultura popular é conservadora e inovadora ao mesmo tempo no sentido em que é ligada à tradição mas incorpora novos elementos culturais.

Ao ver a cultura como algo amplo, sem ser um produto, chega-se a conclusão que toda cultura é por definição popular. Não existe cultura pertencente a um unico grupo social, toda cultura é baseada em fatos históricos sociais que implicam na formação cultural e na aceitação de valores e costumes.

A cultura popular é resultado de uma interação contínua entre pessoas e a arte que expressa à identidade, crenças, belezas, riquezas da região do Nordeste do Brasil, temas retratados nas suas pinturas de rendeiras, pescadores, expressões artísticas populares, como dança, ritmo e musicalidade populares dentre outros


Nos últimos anos, a difusão da arte brasileira na Europa tem crescido significativamente, por perceber que as artes plásticas possibilita o desenvolvimento do pensamento critico sobre a beleza, criatividade, sensibilidade e percepção artística.

A arte propícia uma compreensão profunda das questões sociais, pois possibilitam à

percepção visual, a estética do cotidiano.
Para que haja a maior divulgação da arte popular brasileira, é preciso identificar alternativas viáveis de disseminação sobre a expressão da arte como modo de organização coletiva ou individual, onde a imaginação do cidadão sobre o universo é relevar a beleza e criatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário